A força da agricultura familiar para alimentar a Bahia e o potencial desse segmento, que vem crescendo e se desenvolvendo no estado foi debatido, nesta quinta-feira (22), no Diálogos de Ater. O encontro, transmitido ao vivo pelo canal SDRBahia, no Youtube, teve como tema principal Agricultura Familiar - Impacto Social e Econômico e contou com a participação de Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou que em muitos municípios baianos a produção agropecuária já é maior do que outras fontes de recursos. Ele ressaltou que o mais importante é verificar o potencial da produção da agricultura familiar: "Imagine se agregar à agricultura familiar mais tecnologia, com assistência técnica; mais crédito, para aumentar o número de hectares plantados e de animais; e também a possibilidade de criar agroindústrias. Com isso, e com uma projeção de elevação da produção, se hoje a agropecuária responde por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do município, investindo-se nesse setor, pode-se duplicar, triplicar ou até quadruplicar o valor desses recursos e, consequentemente, a renda dos agricultores, fazendo com que a riqueza do município gire a partir da agricultura familiar, de forma sustentável”.

Wilson Dias fez um balanço das políticas públicas, projetos e programas, que vêm sendo executados na Bahia, a exemplo da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e do fortalecimento dos sistemas produtivos. Também salientou que apesar dos desafios, como o de inserir, cada vez mais, a juventude rural, o estado vem se aprimorando e já avançou bastante. Ele observou ainda que os ajustes no processo de execução das ações sempre são necessários, para planejar, de forma mais eficiente, a política pública para o futuro, com iniciativas integradas e sustentáveis.

O Diálogos de Ater é uma iniciativa da SDR, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), e da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex). O público, que participou ao vivo, teve a oportunidade de interagir e tirar dúvidas durante o encontro.

"Precisamos sempre criar e manter espaços para o diálogo e a reflexão sobre a nossa prática. O Diálogos de Ater é um espaço importante e bastante interativo. Busca exatamente trazer para o debate da assistência técnica os outros temas que são correlatos", enfatizou Ivan Fontes, assessor técnico especial da CAR, responsável pela mediação dessa edição do encontro.

Esse e outros encontros estão disponíveis no canal SDRBahia, no Youtube. O Diálogos de Ater é uma série de encontros, que acontecem às quintas-feiras, a partir das 16h, voltados para agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores e agricultoras familiares, organizações e movimentos sociais, terceiro setor, setores públicos municipais e estaduais, estudantes e todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a realidade rural e a agricultura familiar da Bahia.

Ascom/SDR
Ascom/SDR