Data

A Bahia inova com uma modalidade de assistência técnica e extensão rural (Ater) direcionada para o fortalecimento de sistemas produtivos estratégicos da agricultura familiar. Com o Mais Ater, uma iniciativa do Governo do Estado, executada em parceria com os consórcios públicos, são priorizados sistemas produtivos que estão na base econômica dos municípios baianos, a exemplo da cacauicultura, bovinocultura de leite, apicultura, ovinocaprinocultura e mandiocultura. O objetivo é promover a qualificação e o aumento da produção e a produtividade dessas culturas e gerar renda para as famílias de agricultores e agricultoras familiares do estado.

Com o Mais Ater, passam a ser atendidas pelo serviço mais 12 mil famílias. A previsão de investimento nos contratos firmados com nove consórcios, ao longo de três anos, é de R$ 17,3 milhões, para estruturar a ação em 95 municípios baianos. A expectativa é que mais cinco consórcios também firmem contrato.

A ação integra a estratégia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), intitulada: Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, e é executada a partir de contrato firmado entre a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR) e os consórcios públicos municipais.

“A execução dos serviços de Ater, em parceria com os consórcios públicos, tem a prerrogativa de ampliar a abrangência de atendimento e potencializar os recursos locais e territoriais. É um caminho para a elevação da capacidade organizativa e produtiva da agricultura familiar, a exemplo do que já vem acontecendo na parceria com entidades de Ater, contratadas por meio das chamadas públicas”, destaca Célia Watanabe, superintendente da Bahiater.

O Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (Ciapra) é um dos que firmaram parceria para o Mais Ater. De acordo com o diretor-executivo do Ciapra, Leandro Luiz Ramos, o Mais Ater é voltado para o fortalecimento do sistema produtivo do cacau, para fazer com que os agricultores melhorem sua renda e, consequentemente, melhorem sua vida social: “A gente precisa dar foco, para buscar o resultado”. Ele explica que no Baixo Sul o projeto, batizado de Cacau +, tem como objetivo elevar a produtividade atual de 15 a 20 arrobas, por hectare, para 80 arrobas de cacau, por hectare, em três anos, multiplicando a renda do produtor em três ou quatro vezes, o que ele tem hoje, com a garantia de assistência técnica.

As etapas para a execução do Mais Ater inclui: 1. Cadastro das famílias; 2. Diagnóstico das demandas das famílias; 3. Elaboração do Plano de Ação; e 4. Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com o acompanhamento técnico e as orientações aos agricultores e agricultoras atendidos.

Já firmaram contrato o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), que prioriza os sistemas produtivos da cacauicultura e a bovinocultura de leite; o Consórcio do Território do Recôncavo (CTR), a mandiocultura; no Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS), a cacauicultura, a bovinocultura de leite e mandiocultura, e no Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir), a apicultura, bovinocultura de leite e mandiocultura.

Também já aderiram a essa modalidade de Ater o Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordeste II (Cisan), com a caprinocultura, ovinocultura, apicultura e cajucultura. No Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico serão priorizados os sistemas da avicultura, bovinocultura de leite, piscicultura, caprinocultura e ovinocultura, no Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Bacia do Paramirim, terá a apicultura, bovinocultura de leite caprinocultura, ovinocultura e cafeicultura, e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS Alto Sertão) terá como prioritários os sistemas produtivos da bovinocultura de leite, caprinocultura e ovinocultura.

Ater na Bahia

Na Bahia, são atendidas, atualmente, mais de 80 mil famílias de agricultores pelo serviço de Ater, executado em três modalidades: Direta, pelos técnicos da Bahiater; pelas equipes técnicas de organizações sociais contratadas, por meio de Chamadas Públicas Ater Mulheres, Ater Agroecologia, Sustentabilidade e Povos e Comunidades Tradicionais, ou ainda por meio do Mais Ater, via convênios e contratos firmados com prefeituras e consórcios públicos, para estruturar a ação nos municípios baianos.

Fotos: Equipes técnicas do CIMA e CIAPRA

Créditos
CIMA/CIAPRA
Fonte
Ascom/SDR
ATER Inovadora
ATER Inovadora
ATER Inovadora
ATER Inovadora
ATER Inovadora
ATER Inovadora
ATER Inovadora
ATER Inovadora
ATER Inovadora
ATER Inovadora
ATER Inovadora
ATER Inovadora
ATER Inovadora
ATER Inovadora

Notícias Relacionadas