Data

Agricultores e agricultoras familiares e agentes que atuam na prestação do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), de todo o estado, e também participantes de outros estados, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a produção de Própolis, com a edição do Diálogos de Ater desta quinta-feira (06). O tema do encontro, apresentado pelo engenheiro agrônomo e especialista em Apicultura, José Fernandes Neto, foi: PRÓPOLIS - Importância, Produção e Comercialização.

O evento, que acontece às quintas-feiras, a partir das 16h, com transmissão ao vivo no canal SDRBahia, no Youtube, é promovido pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), unidades da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). 

Durante o encontro, foi apresentado um histórico da utilização de própolis, composição, propriedades, tipos, aspectos a serem considerados na produção, materiais a serem utilizados, local e instalação do apiário, identificação da flora, histórico da produção, produção estimulada e produtividade. O público teve ainda a oportunidade de conferir outros aspectos fundamentais para a comercialização da própolis, como os cuidados com higiene e embalagem.

“Se o produtor se organizar e produzir, toda a própolis que for produzida na Bahia terá comprador ”, destacou a engenheira agrônoma, especialista em Apicultura e técnica da Bahiater, Vandira da Mata, que mediou o encontro.

José Fernandes explicou que a própolis é composta de óleos essenciais e secreções salivares, pólen, cera e resinas das plantas, resultando em uma substância diferenciada, de excelente potencial comercial: “Por que a própolis é tão importante e tem tantas propriedades, como essas que falamos? Porque é rica em propriedades biológicas e substâncias antioxidantes, aquelas que combatem os radicais livres, sendo benéficas para o nosso organismo”. 

De acordo com especialista em Apicultura, a partir de pesquisas científicas, foram detectados cerca de 14 tipos de própolis, com propriedades peculiares ou gerais, como as ações antioxidante, antimicrobiana, cicatrizante, anti-inflamatória, antifúngica, antitumoral, antibacteriana, antisséptica, antiviral e para aumentar imunidade, consolidando seu potencial para comercialização no mercado local, nacional e internacional. 

Para conhecer mais sobre esse tema acesse o canal SDRBahia, no Youtube. O conteúdo desse e dos outros encontros do Diálogos de Ater estão disponíveis nesse canal.

O Diálogos de Ater 

A série de Diálogos de Ater é dirigida para a formação de agentes e equipes técnicas que atuam na prestação do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores e agricultoras familiares e representantes de organizações e movimentos sociais, do terceiro setor, órgãos públicos municipais e estaduais, estudantes e demais interessados. Todas as edições estão disponíveis no canal SDRBahia, no Youtube. 

Créditos
Ascom/SDR
Fonte
Ascom/SDR
Própolis
Própolis
Própolis
Própolis
Própolis
Própolis
Própolis
Própolis
Própolis
Própolis
Própolis
Própolis
Própolis
Própolis
Própolis
Própolis

Notícias Relacionadas