O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), entregou 24 motocicletas, nesta quinta-feira (22), em Itabuna, a 16 municípios do Litoral Sul. A ação íntegra a parceria firmada entre a CAR e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS-LS), pela estratégia Parceria Mais Forte. O objetivo é promover o aumento de renda de 2.120 agricultores e agricultoras familiares de diversas comunidades rurais distribuídas nesses municípios do Território Litoral Sul, para o fortalecimento de sistemas produtivos como o do leite, do cacau, da mandioca, da apicultura e de galinhas caipiras. O evento contou com presenças de prefeitos, secretários municipais de Agricultura e outras lideranças regionais.

No total, por meio dessa parceria estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 3,1 milhões. O convênio prevê ainda a distribuição de adubo, mudas, colheitadeiras, resfriadores, picotadeiras, tábuas, entre outros. “Estamos fazendo várias entregas para que as Secretarias Municipais de Agricultura possam se movimentar e os técnicos possam ir a campo num alinhamento muito forte que temos dentro da SDR, com a condução do nosso Secretário, Jeandro Ribeiro. O governo estadual já investiu mais de R$ 3 bilhões em ações para o desenvolvimento rural e fortalecimento da agricultura familiar, e que, com certeza, terá muita continuidade com o próximo governador”, explica o titular da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Lanns Almeida.

O superintendente da Bahiater explicou que os investimentos irão fortalecer o desenvolvimento rural no Território. “São diversos instrumentos importantes para o desenvolvimento rural do Litoral Sul. São os kits produtivos, nesse grande programa que é o Parceria Mais Forte, em que a gente envelopa todas as ações da SDR e fortalece as prefeituras através dos Consórcios, e principalmente, fortalece essa grande ruralidade que a gente tem no Litoral Sul”, completa. A estratégia Parceria Mais Forte reúne ações das diversas unidades da SDR que, somente no Território Litoral Sul, nos últimos oito anos, realizaram investimentos de mais de R$ 133 milhões destinados à agricultura familiar.

Municípios

Para Antônio de Anízio, prefeito de Itacaré e presidente do CDS-LS, reeleito, durante a programação desta quinta-feira, para o biênio 2023-2024, a ação teve grande simbologia. "É um momento memorável. Nosso governador Rui Correria, que por intermédio da SDR/Bahiater, através de Lanns, entrega os kits para a Agricultura Familiar. Isso demonstra o compromisso que o Governo do Estado tem, que a Bahiater sempre exerce na nossa região, e também o Consórcio que está aqui pronto para servir aos munícipes. Estão todos de parabéns, os prefeitos vão sair daqui com um grande sorriso”, afirma o presidente do Consórcio.

De acordo com o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, as entregas significam mais uma vitória. “Mais uma vitória na articulação da nossa região, com o nosso Governo do Estado da Bahia e nosso governador Rui Costa e com o nosso Secretário Jeandro, com Lanns representando. São mais duas motos para a nossa cidade de Ilheús, para o Consórcio, que tem trabalhado para conquistar a assistência técnica. Nosso município tem muita área agrícola, e isso é importante para a formação da nossa Agricultura Familiar”, destaca o prefeito de Ilhéus.