Turismo no Espaço Rural: trilha Interpretativa da Agricultura Familiar no Rio do Engenho

Categoria

O espaço rural caracteriza-se por um dinamismo próprio de vivências das relações interpessoais e com os recursos naturais, onde os lugares de produção e reprodução social se complementam. No contexto da agricultura familiar o turismo rural é entendido como a atividade que ocorre na unidade de produção, considerando suas atividades econômicas tradicionais. Os visitantes procuram compartilhar com as famílias agricultoras o jeito de viver no campo, valorizando e respeitando o patrimônio cultural e natural. Apoiam-se na oferta de produtos e serviços de qualidade, proporcionando bem estar àqueles envolvidos.

A Mata Atlântica, bioma de natureza pródiga e valioso conteúdo cultural, uma riqueza nem sempre percebida como potencial para o turismo rural - estratégia para o bom uso e conservação dos recursos disponíveis. O turismo rural na região em estudo (Rio do Engenho) está relacionado com os acontecimentos e conhecimentos (cultura) do cotidiano da vida no meio rural, rios, riachos, belas paisagens, fauna, flora e as atividades envolvidas na produção agrícola, no beneficiamento de frutas e artesanato, entre outros atrativos. O ponto de destaque desse segmento é a convivência na lida com os animais, as plantas e a terra, fazendo com que o visitante participe das atividades da rotina das pessoas que vivem no campo.

Na ocupação e nas atividades diuturnas das populações da região do Rio do Engenho, as trilhas oferecem aos visitantes a oportunidade de vivenciar uma área de maneira tranquila e, assim, alcançar maior “intimidade” com o meio natural. A estruturação da atividade turística e a formação para a qualificação das trilhas do Rio de Engenho e Adjacências, estimula o desenvolvimento de boas práticas de ecoturismo, alternativas de trabalho e renda para agricultores familiares.